Seja bem-vindo ao Centro de Suporte Silicom. Caso não saiba sua senha, favor usar a opção Senha perdida, do lado esquerdo. Se estiver em dúvida sobre qual o seu login ou não possuir cadastro, favor contatar nosso Depto. Comercial ou Suporte ou Depto. Técnico informando qual a sua organização.
Base de Conhecimento
Como configurar gateways IM (MSN, Yahoo!, ICQ, Facebook, etc)?
Publicado por Ricardo Ranieri a 05 September 2007 11:06 PM

O Servidor de Mensagens Instantâneas IceWarp é capaz de comunicar-se com outros serviços, tais como ICQ, AOL, MSN, Yahoo!, Facebook, Twitter e muitos outros, com suporte à biblioteca Purple, que traz diversos benefícios, como automaticamente trazer todos os membros das redes que participa, como MSN, na sua listagem de contatos. É necessário ativais tais gateways, do lado do servidor e do cliente.

SOLUÇÃO

1. Crie um registro do tipo A (Host) no DNS para o serviço.

Cada gateway/serviço precisa ter seu próprio registro A apontando para o IP do servidor onde o servidor de mensagens instantâneas do IceWarp está rodando. ex: icq.seudominio.com.br, apontando para seu servidor.

2. Ative os módulos no IceWarp Server

Clique no nó Mensagens Instantâneas e acesse a aba Serviços:

A partir da versão 10.1.2, IceWarp já traz todos os gateways configurados, bastando ajustar o hostname de cada um que você pretende usar. Para isso, basta dar um duplo clique no gateway desejado e alterar o campo Serviço, informando um host devidamente qualificado e criado no passo anterior, que aponte para o IP do seu IceWarp Server.

Em versões anteriores, a forma mais fácil de adicionar gateway é editando o arquivo imservices.dat, clicando no botão Editar Arquivo, seguido do botão Editar Arquivo. Em seguida, clique no botão Comments e copie os exemplos de cada gateway da parte de cima, para a parte de baixo (arquivo IMServices.dat). Adapte os hosts, definidos entre colchetes, alocando um host válido que aponte para o IP do seu IceWarp Server.

3. Configure o programa cliente do usuário PSI para usar os módulos

Usuários podem agora usar gateways como MSN. Basta, no programa cliente (PSI), usar a opção de Service Discovery (Detectar Serviço), acessível clicando na letra grega PSI (espécie de Menu Iniciar). Em seguida, escolha o gateway desejado, como MSN, e entre com suas credenciais desse sistema. No WebIM, clique na opção Adicionar, escolha a aba Adicionar Serviço e dê um duplo clique no gateway desejando, bastando em seguida entrar com suas credenciais do respectivo sistema. Vale ressaltar que, no WebIM, caso deseje altere seu login no MSN, é necessário apagar o gateway MSN do roster e realizar novo processo de adicioná-lo.

Portanto, através do PSI, após ter incluso o gateway, clique em adicionar usuário e informe joao@hotmail.com no campo "Enter the user's data". Em seguida, clique no botão Obter Jabber ID. Caso queira, aloque um apelido customizado e, finalmente, clique em Adicionar.

Vale ressaltar que o MSN necessita da porta TCP 1863 aberta em seu servidor e realiza conexão ao host messenger.hotmail.com. Em caso de falhas, verifique o log do sistema de Mensagens Instantâneas em modo depurado & resumido.

Todos os registros de gateways são adicionados ao arquivo impurple.dat. O módulo Purple é um módulo de acesso aos serviços MSN, ICQ, Yahoo e outros módulos que você conhece em gateways IM. O módulo Purple é um módulo de acesso aos serviços MSN, ICQ, Yahoo!, Facebook e outros, definido nas propriedades de cada gateway na aba Serviços do módulo IM. O arquivo icewarp/config/impurple.dat contém uma relação de todos os usuários que estão registrados em cada um dos gateways, o que pode ser útil caso necessite resolver problemas como duplicidade no acesso a gateways.

Por exemplo, um usuário não consegue registrar-se a determinado gateway, com o erro de que alguma conta já está registrada a tal gateway com o mesmo login do gateway. Acessando tal arquivo, você pode ver qual conta está acessando tal gateway e poderá remover a respectiva linha, permitindo que o usuário correto faça o registro com sua conta em tal gateway.

Para detalhes com relação ao chat do facebook, veja as dicas no seguinte FAQ.

(420 voto(s))
Útil
Não útil

Comentários (0)
ERROR: This domain name (helpdesk.silicom.com.br), does not match the domain name in the license key file suporte.silicom.com.br.

For assistance with your license, please contact the Kayako support team: https://my.kayako.com